“ONDE ESTÃO OS MEUS DEUSES? NÃO COLOCARAM MEUS ORIXÁS NO LIVRO DE HISTÓRIA”: A INVISIBILIDADE DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA

Publicado em 23/06/2021 - ISBN: 978-65-5941-247-1

Título do Trabalho
“ONDE ESTÃO OS MEUS DEUSES? NÃO COLOCARAM MEUS ORIXÁS NO LIVRO DE HISTÓRIA”: A INVISIBILIDADE DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA
Autores
  • José Luiz Xavier Filho
Modalidade
Resumo
Área temática
ST 1: Ensino de História africana e afro brasileira: perspectivas e reflexões
Data de Publicação
23/06/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://meuevento.unemat.br/anais/sh2021/345130-onde-estao-os-meus-deuses-nao-colocaram-meus-orixas-no-livro-de-historia--a-invisibilidade-das-religioes-de-ma
ISBN
978-65-5941-247-1
Palavras-Chave
Ensino de História; História e Cultura Afro-brsileira; Livro Didático; Educação.
Resumo
Este trabalho é forjado através de experiências em sala de aula da Escola Municipal Cordeiro Filho e propõe abordar a cultura, e nesse contexto, as religiões de matriz africana, na percepção de significados dessa matriz na construção do ser brasileiro, em reflexão que se volte a formação dos estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais e como ela é vista dentro do espaço escolar e no livro didático. Ressalta também a contribuição das religiões afro-brasileiras na formação cultural da sociedade brasileira, e abordar as questões que se voltam para a percepção do lugar de exclusão ao qual foi relegada a cultura e as expressões religiosas cultivadas, aqui, pela população de origem africana desde as primeiras diásporas. Logo, o trabalho analisa a Lei n. 10.639/2003, que versa sobre o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana, enquanto efetivação em sala de aula. Aplicamos questionário com professores, gestores, e alunos de escolas de um município de Pernambuco, assim como a análise dos livros didáticos de História escolhidos por esta unidade. Distribuídos os questionários e realizadas as entrevistas, a intenção foi chegar o mais próximo da realidade e fazer com que o estudo seja útil aos docentes e ao meio acadêmico de uma maneira geral, uma vez que servirá de referência para a realização de futuros projetos. Assim professores e professoras podem desconstruir antigos conceitos e inovar com outros numa discussão voltada a essas religiões, de forma a contribuir para que a escola se torne um espaço de direito, democrático, plural e reconhecedor da diversidade cultural e religiosa. Espera-se, portanto, que os dados e análise desse trabalho, por meio de observações em sala de aula sejam contribuidoras para maior no aprofundamento de uma reflexão e tomada de atitude por parte dos profissionais da área. As religiões de matriz africana foram incorporadas a cultura brasileira desde há muito, quando os primeiros escravizados desembarcaram no país e encontraram em sua religiosidade uma forma de preservar suas tradições, idiomas, conhecimentos e valores trazidos da África. E assim como tudo que fazia parte deste universo, tais religiões, apesar de sua influência e importância na construção da cultura nacional, também foram perseguidas e, em determinados momentos históricos, até proibidas. E neste sentido, diagnosticaremos as discriminações históricas a respeito.
Título do Evento
SEMANA DE HISTÓRIA: O (RE)INVENTAR-SE DO FAZER HISTORIOGRÁFICO NO SÉC. XXI
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de História: O (re)inventar-se do fazer historiográfico no séc. XXI
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FILHO, José Luiz Xavier. “ONDE ESTÃO OS MEUS DEUSES? NÃO COLOCARAM MEUS ORIXÁS NO LIVRO DE HISTÓRIA”: A INVISIBILIDADE DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA.. In: Anais da Semana de História: O (re)inventar-se do fazer historiográfico no séc. XXI. Anais...Cáceres(MT) UNEMAT, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sh2021/345130-ONDE-ESTAO-OS-MEUS-DEUSES-NAO-COLOCARAM-MEUS-ORIXAS-NO-LIVRO-DE-HISTORIA--A-INVISIBILIDADE-DAS-RELIGIOES-DE-MA. Acesso em: 05/09/2025

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