A CONTRIBUIÇÃO DO MEMES NO PROCESSO DO ENSINO DA HISTÓRIA: UMA PROPOSTA DO PIBID

Publicado em 05/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-136-8

Título do Trabalho
A CONTRIBUIÇÃO DO MEMES NO PROCESSO DO ENSINO DA HISTÓRIA: UMA PROPOSTA DO PIBID
Autores
  • Amansa Cestare Quintana
Modalidade
Resumo
Área temática
ST 7: Metodologias de ensino de História na educação básica em tempos de pandemia da covid-19: experiências virtuais no PIBID, Residência Pedagógica e Estágio Curricular.
Data de Publicação
05/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://meuevento.unemat.br/anais/conen/347891-a-contribuicao-do-memes-no-processo-do-ensino-da-historia--uma-proposta-do-pibid
ISBN
978-65-5941-136-8
Palavras-Chave
Metodologia de Ensino de História, Memes, Pibid/História
Resumo
Introdução: Em um momento de pandemia provocada pelo Coronavírus, onde pessoas precisam fazer isolamento social, as redes sociais estão se tornando um local cada vez mais utilizado por indivíduos para se comunicar e ao mesmo tempo aproxima-las. Na educação, muitos professores estão inovando utilizando também as Tecnologias digitais e rede social ao ministrar suas aulas. Assim, nos do Programa Pibid/de história na Escola Estadual São Luiz de Cáceres-MT, sob orientação da professora supervisora e com apoio da professora e coordenadora programa pela Unemat, estamos propondo desenvolver e construir plano de aula para a turma do 9° ano através do Memes, uma linguagem hoje muito utilizada nas redes sociais. Objetivo: Pretendemos, com auxílio do professor supervisor e acadêmico, apresentar uma proposta pedagógica em ensino de História para serem trabalhado com o conteúdo da Segunda Guerra Mundial de História com a turma do 9° ano usando a linguagem dos Memes como uma metodologia de ensino nas aulas remotas, por entendermos que está “nova linguagem” faz parte do universo digital de nossos alunos podendo ser utilizados como das formas de adquirir também conhecimento. Metodologia: a princípio a metodologia aplicada concebeu através de uma análise bibliográfica do artigo de A Utilização De Memes Como Ferramenta Didática No Ensino De História, de Alessandra Michelle Alvares Andrade no ano de 2018, o Meme a ser trabalhado é da Segunda Guerra Mundial da página História no Paint, a leitura que permitem compreender como a linguagem dos Memes podem ser usadas para ensinar história. Sendo assim, um meio prático onde possibilita aos professores uma maneira simples de imagem a se comunicar em uma linguagem digital comum entre os alunos. Resultado: Essa a pesquisa ainda é parcial pois, para compreender a esta nova linguagem Memes, o interlocutor deve ter informações prévias.sobre o assunto. Conclusão: Portanto, acreditamos que em tempos isolamento social, os Memes podem contribuir com o processo de ensino aprendizado de forma significativa. E para tanto, nós que estamos iniciando a docência, assim como os professores que estão nas escolas e universidades temos que trazer as tecnologias digitais e as redes sociais para dentro da educação e usa-las como recurso pedagógicos facilitador para o ensino- aprendizado em história e outras disciplinas.
Título do Evento
I Congresso Online de Neurologia e Neurocirurgia
Título dos Anais do Evento
Anais do l Congresso Online de Neurologia e Neurocirurgia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

QUINTANA, Amansa Cestare. A CONTRIBUIÇÃO DO MEMES NO PROCESSO DO ENSINO DA HISTÓRIA: UMA PROPOSTA DO PIBID.. In: Anais do l Congresso Online de Neurologia e Neurocirurgia. Anais...Caramujo (Cáceres)(MT) UNEMAT, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conen/347891-A-CONTRIBUICAO-DO-MEMES-NO-PROCESSO-DO-ENSINO-DA-HISTORIA--UMA-PROPOSTA-DO-PIBID. Acesso em: 27/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes