A INFLUÊNCIA DO SISTEMA SEROTONINÉRGICO NA FISIOPATOLOGIA DA DEPRESSÃO MAIOR NA DOENÇA DE PARKINSON : UMA REVISÃO DE LITERATURA.

Publicado em 05/03/2021 - ISBN: 978-65-5941-136-8

Título do Trabalho
A INFLUÊNCIA DO SISTEMA SEROTONINÉRGICO NA FISIOPATOLOGIA DA DEPRESSÃO MAIOR NA DOENÇA DE PARKINSON : UMA REVISÃO DE LITERATURA.
Autores
  • Gabrielle Silva Sales
  • Paloma Dos Santos Pimentel
  • Matheus Moreira Santos
  • Letícia Moreira Andrade
  • Renata Serafim Espindola
Modalidade
Revisão de Literatura (simples, sistemática, integrativa e meta-análise)
Área temática
Neuropsiquiatria
Data de Publicação
05/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://meuevento.unemat.br/anais/conen/274338-a-influencia-do-sistema-serotoninergico-na-fisiopatologia-da-depressao-maior-na-doenca-de-parkinson----uma-revisa
ISBN
978-65-5941-136-8
Palavras-Chave
Doença de Parkinson, serotonina, depressão.
Resumo
Introdução:A Doença de Parkinson (DP) por anos foi vista apenas como resultado da diminuição de neurônios dopaminérgicos (DA) e seus sintomas motores1. Atualmente, porém, o olhar sobre a DP tornou-se mais amplo, contemplando outras vias neurais, como a da serotonina (5-HT) e suas manifestações não motoras1,2, como a depressão maior (DM). A DM é o distúrbio neuropsiquiátrico mais comum na DP, afetando cerca de 40%1,3,4 desse grupo e relacionado a uma baixa qualidade de vida1,2,5,6. A DM antecede os sintomas motores em cerca de 25%7 e pode ser tanto um fator de risco para DP ou causa da DP2,3,5,7. Assim, o objetivo deste estudo é relacionar os desequilíbrios serotoninérgicos da DM na DP. Metodologia:Foi feita uma revisão de literatura nas bases de dados Scielo e PubMed, considerando o período de 2010 a 2020, utilizando-se os descritores “depressão”, “serotonina” ,“fisiopatologia” e “doença de parkinson”. Discussão:No cérebro, os neurônios 5-HT localizam-se no núcleo da rafe (NR) e são importantes para emoção, comportamento e cognição; seu desequilíbrio reflete em quadros patológicos, como a DM1. A fisiopatologia da DP ocorre em ascensão gradual, começando no núcleo olfatório e medula e ocasiona a deposição de Corpos de Lewy no NR, com diminuição progressiva não linear da 5-HT antes da DA1,2,8. Isso explica o motivo da DM, por vezes, anteceder em até 3-6 anos2 os sintomas motores da DP. Dentre as modificações do sistema serotoninérgico relacionados à DM e DP, encontra-se: aumento da densidade de SERT (transportador de serotonina) na ínsula, tálamo e estriado, levando a uma maior depuração dos neurônios 5-HT1. Esta diminuição no estriado, por um mecanismo compensatório6, leva à depleção de dopamina na DP, podendo intensificar os sintomas motores. Ocorre também uma vulnerabilidade biológica própria da DP: a degeneração de neurônios DA mesolímbicos e mesocorticais, leva à disfunção orbitofrontal, interrompendo os neurônios 5-HT do NR dorsal4. Além disso, a levodopa exógena, administrada no tratamendo da DP, inibe a triptofano-hidroxilase, reduzindo a formação de 5-HT1. Esses mecanismos implicam na diminuição de 5-HT. Conclusão:Embora seja um assunto não totalmente explorado, nota-se a relação determinante da diminuição de 5-HT na manifestação de DM em pacientes com DP. Logo, conhecer melhor os mecanismos serotoninérgicos é fundamental para aumentar a qualidade de vida de pacientes com DP.
Título do Evento
I Congresso Online de Neurologia e Neurocirurgia
Título dos Anais do Evento
Anais do l Congresso Online de Neurologia e Neurocirurgia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SALES, Gabrielle Silva et al.. A INFLUÊNCIA DO SISTEMA SEROTONINÉRGICO NA FISIOPATOLOGIA DA DEPRESSÃO MAIOR NA DOENÇA DE PARKINSON : UMA REVISÃO DE LITERATURA... In: Anais do l Congresso Online de Neurologia e Neurocirurgia. Anais...Caramujo (Cáceres)(MT) UNEMAT, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conen/274338-A-INFLUENCIA-DO-SISTEMA-SEROTONINERGICO-NA-FISIOPATOLOGIA-DA-DEPRESSAO-MAIOR-NA-DOENCA-DE-PARKINSON----UMA-REVISA. Acesso em: 24/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes