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Apresentação
GRATUIDADE
DAS AVES E DOS LÍRIOS
(Sei entrementes que a ciência faz cópia de
ovelhas, que a ciência produz seres em vidros -louvo a ciência por seus
benefícios à humanidade, mas não concordo que a ciência não se aplique em
produzir encantamentos.)
Por quê não medir,
por exemplo, a extensão do exílio das cigarras?
Por quê não medir
a relação de amor que os pássaros tem com as brisas da manhã?
Por quê não medir
a amorosa penetração das chuvas no dentro da terra?
Eu queria
aprofundar o que não sei, como fazem os cientistas, mas só na área dos
encantamentos.
Queria que um
ferrolho fechasse o meu silêncio,
para eu sentir
melhor as coisas incriadas.
Queria poder ouvir
as conchas quando elas se desprendem da existência.
Queria descobrir
por quê os pássaros escolhem a amplidão para viver
enquanto os homens
escolhem ficar encerrados em suas paredes.
Sou leso em tratar
com máquina; mas inventei, para meu gasto,
um Aferidor de
Encantamentos.
Queria medir os
encantos que existem nas coisas sem importância.
Eu descobri que o
sol, o mar, as árvores e os arrebóis são mais enriquecidos pelos pássaros do
que pelos homens.
Eu descobri, com o
meu Aferidor de Encantamentos, que as violetas e as rosas e as acácias são mais
filiadas dos pássaros do que os cientistas.
Porque eu entendo,
desde a minha pobre percepção, que o vencedor, no fim das contas, é aquele que
atinge o inútil dos pássaros e dos lírios do campo.
Ah, que estas
palavras gratuitas possam agora servir de abrigo para todos os pássaros do
mundo.
Manoel de Barros
Falar em Educação é coisa séria, mas pode ser leve, potente e sensível. Com esse olhar sensível que apresentamos um compilado de textos que falam sobre vivências e experiências de pesquisadores/as, professores/as e estudantes da area da Educação. todos os textos aqui apresentado faz parte do XVII Seminário de Educação do Vale do Arinos (SEVA).
O SEVA, desde a sua primeira edição no ano de 2005, visa
articular ações formativas entre universidade pública, secretarias municipais
de educação e profissionais da educação, aproximar práticas docentes e
produções teórico-metodológicas da educação, bem como, criar espaços e momentos
formativos para estudantes e profissionais da educação. Para além disso, o SEVA
também tem como premissa a publicização de produções científicas e relatos de
experiências educacionais, assim promover o debate crítico-problematizador da
educação no séc. XXI e principalmente difundir pedagogias inovadoras no Vale do
Arinos.
Pelo olhar sensível, de uma pedagogia inclusiva e
democrática, queremos (re)Inventar a Educação, que passou por momentos difíceis
nos últimos tempos, de ataques e discurso de ódio, ações antidemocrática que
feriram toda a sociedade brasileira e principalmente a educação cientifica, a
diversidade, a equidade e inclusão. Como sobreviventes dos tempos difíceis e
esperançosos em dias melhores, buscamos dialogar na 17ª edição do SEVA a
“Educação para transformação: Perspectivas de uma Pedagogia inclusiva, sensível
e democrática”. Os diálogos que perpassam os diversos campos do
conhecimento são necessários e imprescindíveis para uma educação emancipadora,
uma vez, que ao somar, vivências, experiências e saberes nos fortalecemos em
luta por uma educação de qualidade, por uma educação cientifica, livre e
democrática.
Neste ano de 2023, comemoramos os 17 anos do
SEVA, juntos/as celebramos o bem viver e a possibilidade de estarmos unidos/as
na organização deste corpus documental que promove diálogos, trocas de vivências
e experiências no âmbito da educação.
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Responsável
Comissão Organizadora
Gabriella Moura da Silva
E-mail para contato
sevaunemat2023@gmail.com
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